Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

Ponto rendado feito com transportador em máquina de tricô

Boa tarde! Conforme prometido, fiz um singelo vídeo de como fazer um ponto rendado em sua máquina de tricô, sem usar cartela. O ponto em si não é difícil, mas dá um pouco de trabalho. Seu efeito é muito bonito, conforme mostrei no início do vídeo. Sempre use a tensão sugerida pelo fabricante do fio que você escolher. Espero que gostem e aproveitem o ponto em alguma peça. Um beijo e bom domingo!


domingo, 22 de setembro de 2013

Blusa branca de movitvos

Depois que terminei o casaco verde, feito a máquina, comecei esse casaco/blusa, com RECEITA da Pingouim



Fiz alterações para adaptá-lo ao meu tamanho. Ao invés de 3 motivos, aumentei para cinco. Nas laterais eles ficam metade na frente, metade nas costas. Na gota também aumentei um motivo (por enquanto parece uma regata). Admiro quem faz esse tipo de peça para vender. Tem que ter coragem e disposição. 


Estou usando fio Anne e agulha 2,00 mm. Como dizia minha avó, ficou a continha pro meu tamanho. Agora vem o que eu considero a pior parte....as mangas. Como eu modifiquei a disposição dos motivos, a manga da minha blusa terá 3 motivos na cava, ao invés de 2. Depois terei que diminuir para 2...e essa transição é que vai ser o tcham da coisa. Espero terminar daqui uma semana...se tudo der certo.


Ponto de tricô a máquina feito com transportador

Quando vi essa blusa, corri pras agulhas e tentei fazer o ponto. Decepção! Não ficou como o da foto, mas eu não abandonei a ideia de fazer alguma coisa parecida.



Depois que entendi como fazer o ponto nas agulhas de mão, tentei fazer na máquina de tricô usando o transportador de pontos. E ficou assim, usando o fio Anne:


E assim, usando fio 2/28 (dois juntos, cor branca)


No fio Anne (cor vinho), estou fazendo uma blusa de manga até os cotovelos, para minha mãe. Empaquei, pois ainda não decidi como fazer a cava....

No Branco, farei um casaquinho de bebê (receita lá no blog da Irma), mas como fica bem esburacadinho, farei somente um barrado e continuarei em ponto liso. 

Hoje eu ia postar, além das fotos, um vídeo ensinando a fazer o ponto. Acontece que a galera aqui na minha cidade está numa alegria que dá gosto. O dia começou cedo e foi com rock em alto e bom som. Nesse momento, toca Bezerra da Silva, e eu não conseguiria dizer o que preciso no vídeo. Quando a noite chegar (ou se a rapaziada permitir) eu vou fazer o vídeo do ponto, e pra semana, vou gravando o casaquinho (pra quem, assim como eu, engatinha no tricô a máquina).
Bom domingo!


terça-feira, 17 de setembro de 2013

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA - A voz das brasileiras



Esse vídeo é nasceu da iniciativa de pessoas que acreditam que o parto é mais do que cortar a barriga de alguém e tirar de lá mais um indivíduo para povoar o mundo. Uma dessas pessoas é a Lígia ( filha de uma querida amiga). Assisti de fio a pavio e passei por várias emoções.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Casaco com gola pólo

Boa noite! Nas andanças pelos blogs encontrei uma receita de casaco masculino, que depois de "arrumada", virou esse casaco.

Eu demorei vários dias para fazer e explico: o decote, na receita, está errado. Depois que eu me entendi com o decote, a manga ora ficava longa demais e ora curta (e curta ficou...risos). Esse é o primeiro casaco "bacaninha" que eu fiz! Meu marido foi a São Paulo e me trouxe uns fios legais. Gostaria de agradecer a Isaura pelo vídeo de acabamento tubular. Sem esse vídeo eu não teria conseguido colocar a gola. Se não fosse a Rosa postando aquele montão de coisa bonita que ela faz, eu não teria me entusiasmado a tentar usar minha máquina em coisas mais arrojadinhas.

Fio: Belcryl 2/28 (3 cabos)
Cor: Folhar e garapa