Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Meia de tricô

A primeira coisa que vou postar aqui é a receita de uma meia de tricô. A receita é a máquina (eu faço na Elgin Brother 840) por que é fácil e rápido de fazer e o acabamento fica bom.Outro dia pesquisando na net encontrei um vídeo de como fazer a meia com a frontura para que não haja costura nem na lateral, nem atrás da meia. O vídeo posto depois.

Receita tamanho 35, meia 3/4:
Fio Cristal da Pingouin (NM 3/15)

Comece a meia colocando 86 pontos na máquina (regulagem 3), sendo 43 pontos de cada lado do 0.
Com o contador zerado, teça 30 carreiras e dobre.

Zere o contador e inicie o cano da meia na Regulagem 5, diminuindo de cada lado, 1 ponto a cada 8 carreiras até a 112ª (inclusive). Continue até a 120ª carreira reto (sobram 58 pontos).

Terminada a 120ª carreira, divida o trabalho em dois com 30 agulhas suspensas à esquerda do zero e 28 agulhas em trabalho à direita do zero (o carro estará do lado direito da máquina), mude a alavanca para o H, passe uma carreira, lace a agulha junto ao carro e teça mais uma carreira (vc estará com o carro à direita novamente).
Não será mais necessário laçar a agulha pois quando passar o carro ela será laçada automaticamente.
Repita este procedimento até ficarem 9 agulhas laçadas e suspensas a direita, 10 agulhas em trabalho (no centro) e 9 agulhas laçadas e suspensas na esquerda.
Com o carro à direita, vá retornando as agulhas para a posição de trabalho (posição D), uma agulha a cada carreira (uma da direita, e depois uma da esquerda sucessivamente até que todas as 28 estejam em trabalho novamente).

Zere o contador, retorne a alavanca para o N e faça a sola da meia tecendo 46 carreiras retas ainda na regulagem 5.

Terminadas as 46 carreiras da sola, comece a ponta do pé arrematando o primeiro ponto a esquerda do zero. Dessa forma sobram 28 pontos a direita e 29 a esquerda do Zero.

Suspenda novamente as 29 agulhas a esquerda do zero, coloque a alavanca em H e suspenda a primeira agulha (lado direito) próxima ao carro. Faça a primeira carreira Continue até que novamente fiquem 9 pontos suspensos a direita, 10 no meio em trabalho e 9 suspensos a esquerda. Vá retomando as agulhas suspensas até que todas estejam em trabalho, como fez no calcanhar.

Tire com fio de sobra e comece a costurar pela ponta do pé, ponto a ponto.
Coloque um elástico largo, com 28,5 cm. de comprimento.

9 comentários:

  1. Boa Noite minha linda, esta meia foi feito no fio 2/28 com 2 fios.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Essa postada foi feita com fio Cristal da Pingouin, mas eu também costumo fazer com um fio acrílico, um algodão e um com elastano (3 fios). Ela fica um tantinho mais grossa, mas o resultado geral é melhor, pois ela tem mais elasticidade. Um beijo e obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Oi amiga , o que vem a ser o fio elastano ??Obgdd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fio elastano é um fio que estica. Tem o Fiolastic que vem em cone. O tricô fica muito bonito e mais durável.

      Excluir
    2. Olá. Boa noite. Sou do Espírito Santo e não acho fio elastano aqui. Poderia me passar o contato de onde compra?

      Se for possível me passar um e-mail. Fico imensamente agradecida.

      Grata

      Excluir
    3. Bom dia, Emanuela. Compre na Cofima. Escreva Cofima no google e depois mande um e-mail pra eles. O pessoal é muito gentil.

      Excluir
  3. Boa tarde.

    Você poderia me informar, onde esta o vídeo de como se faz uma meia na frontura, sem costura lateral e nem atrás. Onde eu posso encontra-lo no Youtube. Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Eliane. Tem esse link que eu acho muito bom. São 7 vídeos que mostram do começo ao fim da confecção da meia http://youtu.be/DCaPajT0JCM. Espero que goste. Obrigada pela sua visita.

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder. Que Deus te abençoe. Bjs... fique com Deus.

      Excluir

Agradeço seu comentário. Volte mais vezes!